quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

VI Mostra de Cinema: cultura, arte e poder

VI MOSTRA DE CINEMA: CULTURA, ARTE E PODER
Com curadoria de Sávio Leite e do Grupo Oficcina Multimédia, a mostra trata de semelhanças e especificidades da linguagem audiovisual em filmes que dialogam no eixo da cultura, da arte e do poder. Serão exibidos curtas e longas-metragens de jovens emergentes talentos e consagrados diretores cinematográficos brasileiros e um filme de Cabo Verde.












SESC Palladium - 16,17,18 de janeiro as 19h
O Lobo atrás da porta – Fernando Coimbra – 101’- Ficção – SP – 2014.

Cine Humberto Mauro - 06 a 12 de fevereiro

06 SEX
17h – curtas 01 – 52’
19h – curtas 02 – 70’
21h – Deserto Azul – Eder Santos – 94’- Ficção – BH - 2014. 


8 DOM
16h - Triunfo - Caue Angeli e Hernani de Oliveira Ramos – 84’- documentário – 2014
18h - PERSPECTIVA FABIO CARVALHO – 90’
20h - curtas 01 – 52’

9 SEG
17h - curtas 02 – 70’
19h - ANABAZYS – Anatomia do sonho - O terceiro testamento de Glauber Rocha - Paloma Rocha e Joel Pizzini – 98’- Documentário – 2007
21h - O Homem das multidões- Cao Guimarães e Marcelo Gomes – 95’ – Ficção -  2012
10 TER
17h - Ouvir o Rio - Marcela Lordy – 79’- documentário – 2012
19h - Triunfo - Caue Angeli e Hernani de Oliveira Ramos – 84’- documentário – 2014
21h - PERSPECTIVA FABIO CARVALHO – 90’

11 QUA
17h - curtas 01 – 52’
19h - curtas 02 – 70’
21h - ANABAZYS – Anatomia do sonho - O terceiro testamento de Glauber Rocha - Paloma Rocha e Joel Pizzini – 98’- Documentário – 2007

12 QUI
17h HISTÓRIA PERMANENTE DO CINEMA |
19h - Ouvir o Rio - Marcela Lordy – 79’- documentário – 2012
21h - Triunfo - Caue Angeli e Hernani de Oliveira Ramos – 84’- documentário – 2014

Entrada gratuita com retirada de ingresso 30 minutos antes de cada sessão.

http://www.cinemartepoder.blogspot.com.br/  
Classificação indicativa: 16 anos.

CURTAS 1 – 52’
Parque Soviético - Karen Black – 10’- 2013
 Amor é guerra fria.

Em transito – Marcelo Pedroso – 17’- 2013
Elias, em trânsito.
Prêmios: Melhor Curta - Janela Internacional de Cinema – Recife e Menção Honrosa - Panorama Coisa de Cinema  - Bahia.

Ullime – Tambla Almeida – 19’- Cabo Verde – 2010
Na secura da paisagem saheliana, Blimunde, boi-gente, sofre os tormentos da canga que já não existe e da falta de recursos que ainda subsiste. Desterrado e sem encontrar razões para uma condição nova, este herói esquecido começa a desentender-se com o seu próprio isolamento.

Serra - Fernanda Abdo e Victor Alves  - 5’51”- 2013
Três dançarinos viventes da cultura urbana e das favelas de Belo Horizonte mostram, através da dança, sua relação com o Aglomerado da Serra - o maior da cidade - com consciência corporal e leveza. E depois de uma década de palcos e refletores, eles descortinam a arquitetura dos becos e lajes enquanto espaço do fazer artístico também.
CURTAS 2 – 70’
Max uber – Andre Amparo – 16’- 2014
O filme apresenta a trajetória e algumas das premiadas obras do inventado artista visual brasileiro Max Uber. Uber tem as obras de Andy Warhol como referências muito fortes em seu trabalho. Após transformar, copiar e revender suas adaptações de vários trabalhos de Warhol, Max Uber decide iniciar sua própria carreira autoral no mundo da arte contemporânea.

O século - Cinthia Marcelle + Tiago Mata Machado - 9’37'' - 2011 
Em uma via, aparentemente tranquila, vê-se algo arremessado de uma extremidade a outra, um objeto que é rebatido (de fora do quadro) e devolvido à cena. Logo, outros objetos são arremessados, acumulando-se no quadro: pedras, botas, capacetes, uniformes, cabos de vassouras, um volante de carro, uma roda, um cano de descarga, ferramentas, tonéis, pneus, baldes, eletrodomésticos, um mundo inteiro vindo à tona em um jorro que se converte, imediatamente, em uma espécie de ruína.

Brother Soul – Irmãos de Alma - César Maurício e Clarice Libânio – 45’- 2013
O documentário mostra a trajetória do grupo, formado por moradores da região do Barreiro, Vale do Jatobá, e que foi um dos cadastrados pelo Guia Cultural das Vilas e Favelas, publicado em 2004.


LONGAS
Deserto Azul – Eder Santos – 94’- Ficção – BH - 2014.
Em uma era na qual a religiosidade, os esportes, a memória e a veracidade entraram em desuso, os encontros já não acontecem apenas no âmbito da presença fisica. "ELE" busca a elevação de sua consciência por meio de sonhos e intuições. Revelações através de símbolos o conduzem a um caminho evolutivo marcado pelo contato enigmático com sua alma gêmea. Sua jornada pelo Deserto Azul vem revelar a oportunidade de entender o propósito da vida e os significados da existência humana.

ANABAZYS – Anatomia do sonho - O terceiro testamento de Glauber Rocha - Paloma Rocha e Joel Pizzini – 98’- Documentário – 2007
Anabazys é um prolongamento de “A idade da Terra”, (1980), o filme-testamento de Glauber Rocha, na medida que recria a memória em torno da gênese e produção do filme. Não se trata apenas de um tributo, mas sim de um ensaio reflexivo sobre o método de um artista no apogeu de sua expressão polytico-poétyca. Narrado em primeira pessoa pelas “vozes” de Glauber, Anabazys experimenta suas lições visionárias por meio da participação do elenco, equipe técnica e colaboradores, que revisitam o imaginário de A idade da Terra. Além de investigar as motivações estáticas e a luta incansável de Rocha pela liberdade no país, Anabazys procura examinar ainda as raízes dos preconceitos forjados historicamente para excluir o filme do circuito cinematográfico.

O Homem das multidões- Cao Guimarães e Marcelo Gomes – 95’ – Ficção -  2012
Belo Horizonte, Minas Gerais: duas estórias de solidão diferentes. Juvenal (Paulo André) , condutor de trem do metrô, enfrenta a impossibilidade de estar só. Para se sentir melhor, ele se mistura na grande multidão da cidade. Margô (Sílvia Lourenço), controladora de estação do metrô, não consegue se desprender das redes sociais, trocando o mundo real pelo mundo virtual. 

O Lobo atrás da porta – Fernando Coimbra – 101’- Ficção – SP – 2014.
Ambientada no subúrbio carioca, O LOBO ATRÁS DA PORTA é um suspense que conta a história de uma criança sequestrada e o terror que seus pais vivem com essa tragédia. Quando Sylvia (Fabíula Nascimento) descobre que uma desconhecida foi buscar a sua filha de seis anos na escola, a polícia chama seu marido Bernardo (Milhem Cortaz) para depor. Lá, Bernardo confessa seu caso com a linda jovem Rosa (Leandra Leal), de quem os detetives suspeitam estar envolvida no sequestro. O cineasta brasileiro Fernando Coimbra faz a sua estreia no suspense que captura a ansiedade crescente que vai surgindo por conta do pior pesadelo de qualquer pai, lançando uma luz sobre as crueldades das quais o ser humano é capaz.

Ouvir o Rio - Marcela Lordy – 79’- documentário – 2012
O documentário de longa metragem OUVIR O RIO: uma escultura sonora de Cildo Meireles, acompanha o trabalho do artista plástico na busca do som das principais bacias hidrográficas brasileiras, e nas águas processadas pelo homem (residuárias), para a construção da obra sonora RIO OIR criada a partir de jogo e articulação entre palavras e conceitos.

Triunfo - Caue Angeli e Hernani de Oliveira Ramos – 84’- documentário – 2014
Dono de uma trajetória singular na cultura brasileira Nelson Triunfo é  hoje  reconhecido como um dos principais difusores da música negra e “Pai do Hip-Hop” no Brasil. Até chegar a esta condição, enfrentou inúmeras dificuldades, como o preconceito e a repressão policial (principalmente no período de ditadura militar, quando teve sua dança classificada como “subversão”).


PERSPECTIVA FABIO CARVALHO – 90’
Fotógrafo, diretor e produtor. Escreveu, produziu e dirigiu vídeos de ficção e documentários. Seu primeiro trabalho, Imaginação (1984), foi filmado em super 8. Com O Mundo de Aron Feldman, documentário poético sobre o cineasta paulistano Aron Feldman, venceu Melhor Vídeo VHS, Melhor Documentário e Prêmio Mário Gusmão de Criatividade (Secretaria de Estado da Cultura da Bahia) no VII Festival Fotóptica Videobrasil (1989) e Melhor Vídeo, Sol de Ouro e Prêmio Especial do Júri no V Rio Cine Festival de 1989. Outros trabalhos premiados são Geografia do Som (2001), O Dono do Cinema (1995), O Terreiro de Obá (1994), Caldas da Rainha (1992) e Ensaio Sobre a Razão (1990). Sua videografia foi exibida em mostras em Portugal, Itália, Alemanha e, Estados Unidos. Na televisão, produziu e dirigiu a série de documentários Personagens de Belo Horizonte, veiculada pela Rede Minas de Televisão em 1996. É sócio-fundador da Associação Mineira de Cineastas – AMC; da Associação dos Curta Metragistas – ACM e da Associação Brasileira de Documentaristas.

A Ponte - 5’- 2002
Um retrato do Ed. Maleta, o mais tradicional reduto boemio de Belo Horizonte.

Gabinete das Figuras Variadas – 21’ - 2006.
Um inusitado encontro reúne na cidade de Tiradentes um astrônomo, um músico, um artista plástico e uma soprano estabelecendo rituais que evocam os conhecimentos humanos da antiguidade para alcançar a natureza da poesia.

Neville de Bracher - 16’30’’- 2009
O artista plástico Carlos Bracher pinta o retrato do cineasta Neville d’Almeida em seu atelier em Ouro Preto.

O Foguete parou na porta – 11’- 2011
O inverno de Nova York e seus sons se misturam ao discurso de homens e mulheres sobre o amor em suas diversas formas.

Brisas Secretas das Alturas - 14’- 2014
Uma viagem com cartões postais de várias cidades do Brasil através de uma janela entreaberta.

Pelos Pubianos  Vermelhos – 15’ – 2010 (inédito)
Atores e bailarinos se despem provocativamente em um filme-rock que pesquisa nosso mundo animal.

O babaca – 7’- 2002
Ficção delirante sobre um personagem errante em Belo Horizonte, inspirado no cinema de Erich Von Stroheim.

HISTÓRIA PERMANENTE DO CINEMA
Sob o Domínio do Mal – John Frankenheimer– 1962 – 126’

Um ex-prisioneiro de guerra da Coreia sofre uma lavagem cerebral por comunistas para se tornar um assassino político. Mas um outro ex-prisioneiro sabe como salvá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário